segunda-feira, 26 de outubro de 2015

RÁDIO MARINGÁ - Simpósio de filosofia traz a Toledo pesquisadores internacionais

O XX Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da UNIOESTE já é reconhecido como um dos mais importantes eventos filosóficos do país. Em sua vigésima edição, o evento, que tem abertura programada para esta segunda, dia 26 de outubro, a partir das 19h30min, terá a participação de professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós graduação (mestrado e doutorado) de vários lugares do Brasil. Já estão confirmadas as presenças de participantes de mmmm

A primeira conferência, programada para segunda-feira à noite, conta com a participação do ex-presidente da Sociedade Kant Brasileira e ex-presidente da ANPOF, Prof. Dr. Vinícius Berlendnis Figueiredo (UFPR), que abordará o tema “Da moral heroica à moral moderna no século XVII francês”.

Na terça iniciam os Minicursos, que se estendem até a quinta-feira. Serão quatro Minicursos simultâneos. No minicurso “Concepções de vida no pensamento alemão do século XIX”, o Prof. Dr. Luciano Carlos Utteich (UNIOESTE) abordará o tema “A face vitalista da perspectiva epistemológica e antropológica. O a priori desde a Filosofia transcendental”, enquanto que o Prof. Dr. Helmut Girndt (Universität Duisburg-Essen - Alemanha), que dará sua aula em inglês, falará sobre “O conceito de Vida compreendido pela Filosofia Transcendental”. Já o Minicurso “Fenomenologia e Psicologia” contará com a participação do Prof. Dr. Martin Grassi (UBA – Universidad de Buenos Aires), que ministrará aula sobre “La comunidad demorada” e o Prof. Dr. Carlos Augusto Serbena (UFPR) que abordará o tema “Imagem e imaginação: fundamentos conceituais e implicações metodológicas para a Fenomenologia e a Psicologia Analítica”. O terceiro Minicurso, “O status da Ética e da Bioética em sociedades pluralistas e seculares” contará com a participação da Prof. Drª Vanessa Yuri (PUCPR), que abordará o tema “A relação humana com outros animais à luz da Bioética Ambiental”. Por fim, o Minicurso sobre “Variedades do empirismo moderno” abordará a temática “Leis da natureza: Newton, Hume e Reid” e contará com a participação do Prof. Dr. Marcelo do Amaral Penna-Forte (UNIOESTE).

Na terça à tarde ainda, das 14:00h às 18:00h, ocorrem as mesas redondas sobre temas diversos relacionados à filosofia moderna e contemporânea, com participação de pesquisadores de diversas universidades do país.

Por fim, à noite, a partir das 19h15min, o evento conta com a importantíssima participação dos professores Helmut Girndt, da Universität Duisburg-Essen – Alemanha e de Léo Pessini, Professor de Filosofia, Teólogo e líder mundial dos Camilianos. O Prof. Dr. Helmut Girndt (Universität Duisburg-Essen – Alemanha) proferirá a conferência “Intuição e Reflexão na Doutrina da Ciência de 1812 de Fichte” e o Prof. Dr. Leocir Pessini (Centro Universitário São Camilo – SP) abordará o tema de seu livro: “Bioética em tempos de globalização”.

www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário