quinta-feira, 13 de novembro de 2014

RÁDIO MARINGÁ - Semana de Arte-Educação tem início com Esquenta da Virada em Toledo

A programação cultural preparada para essa semana também tem como objetivo descentralizar as ações culturais e divulgar a Virada Cultural desse ano.

A Semana de Arte-Educação, que antecede a programação da Virada Cultural Paraná 2014, teve início nessa segunda-feira (10) em Toledo com várias atrações culturais e educativas. A proposta é falar sobre trânsito e mobilidade e utilizar as linguagens artísticas para chamar a atenção das pessoas, principalmente do público jovem. A programação cultural preparada para essa semana também tem como objetivo descentralizar as ações culturais e divulgar a Virada Cultural desse ano.

O Esquenta da Virada começou com uma atividade educativa no Centro da Juventude (CJU) Márcio Antonio Bombardelli, no Jardim Europa, logo pela manhã. O especialista em Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST), Heider Castro, falou aos “candidatos a condutores de veículos” (diversos jovens presentes) sobre a importância de respeitar a sinalização e as leis de Trânsito na palestra “Educação no Trânsito e Mobilidade Urbana”.

Heider frisou que todos são responsáveis pelo trânsito. “A maioria dos acidentes são causados pela imprudência e porque as pessoas não respeitam as normas do trânsito. Usar o cinto de segurança, colocar as crianças na cadeirinha e outras dessas atitudes não são para o guarda não multar e sim para nossa segurança”, exemplificou.

A fala do especialista foi curta e objetiva para que os jovens pudessem aproveitar todas as informações. O estudante Rodrigo Teixeira, 17, elogiou a atividade. “Achei legal a palestra. Essa fala vai influenciar no modo de pensar e de agir no trânsito de todos os jovens que assistiram e que virão a ser motoristas. Mostrou informações interessantes, inclusive como o pedestre deve se portar, como por exemplo, que só na faixa de pedestres com linha de restrição é que podemos passar de boa, pois nessa o motorista é obrigado a parar. A palestra vai ajudar a gente a não cometer erros no trânsito”, avaliou o jovem.

Apresentações Culturais

Ainda no CJU aconteceram atividades artísticas de música com os professores de guitarra, Allyson Delegá; de violão, Geani Ambrosino; e com o aluno, Mateus Pontes.

As apresentações de dança também foram embaladas por integrantes de projetos da Secretaria de Juventude: Angela Santos da Silva, Felipe Gouveia, Dhyonatan Rafael da Silva, Felipe Barbosa e Lois Lane Rauber.

Intervenções urbanas

Às 17h aconteceu em frente à Escola Intentus Educação Infantil e Ensino Fundamental uma intervenção cultural de sombras com a temática “Educação no Trânsito e Mobilidade Urbana” conduzida pelo grupo “Os Amadores Cia de Teatro” e alunos de teatro da Secretaria da Cultura.

Às 17h na Prefeitura Municipal de Toledo aconteceu uma belíssima apresentação de Viviane (violino) e Sonda (taças tibetanas). Às 17h45 foi a vez da Câmara Municipal de Toledo receber Cristiano Frank no saxofone e flauta, e Rafael Rodrigues com violão.

Programação para terça-feira

Nesta terça-feira, 11 de novembro, a partir das 15h, na Praça da Cultura Dr. Wilson Carlos Kuhn terá apresentação do Teatro de Bonecos Gigantes, Trupe Raios – Intervenção com Palhaços e Malabares, Napanga’s - Músicas Instrumentais Andinas e Tôo Entendendo a Bicharada – Esquete teatral.

Às 9h30 e 14h30 na Escola Municipal São Francisco de Assis tem Palestra “Educação no Trânsito e Mobilidade Urbana” – Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito. Às 11h40 e 17h na Fundação Educacional de Toledo Funet acontece a intervenção cultural de sombras “Educação no Trânsito e Mobilidade Urbana” - “Os Amadores Cia. de Teatro” e alunos de teatro da Secretaria da Cultura.

A partir das 16h no Ponto de Ônibus da Avenida Senador Attilio Fontana, Nº 4040, Jardim Bressam acontece a apresentação do Gauchinho – Acordeon, intervenção poética em ônibus, empresas e lojas com o grupo “Os Amadores Cia de Teatro” e alunos de teatro da Secretaria da Cultura.

Durante toda a semana serão vários os espaços e atrações do Esquenta da Virada. Confira a programação completa no site www.toledo.pr.gov.br/pagina/programacao-virada-cultural-2014 e participe.

Sobre a Virada Cultural Paraná 2014

A Virada Cultural Paraná é uma realização do Governo do Paraná, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e Detran-PR, e conta com o apoio do SESI/PR, SESC/PR, Sanepar, É-Paraná e Prefeitura de Toledo.
 www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário