quinta-feira, 26 de junho de 2014

TOLEDO - CAPS-AD fez panfletagem em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas

Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, integrantes das equipes do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS-AD), ligado ao Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Toledo, e do CAPS-AD III, de abrangência regional, realizaram uma panfletagem e esclarecimentos sobre a disponibilidade da rede de serviços ofertadas no município de Toledo. A atividade foi realizada na quarta-feira (25) durante a Feira do Pequeno Produtor, no Centro de Toledo.

A coordenadora do CAPS-AD, Cristine Cogo, informou que o serviço atende pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, atuando na prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social. “O atendimento é realizado por meio de planejamento terapêutico singular e conta com uma rede de apoio composta pela Atenção Básica, serviços especializados e parcerias”.

Atualmente 260 pacientes são atendidos pela unidade de saúde. Ao todo, 1.880 já passaram pelo serviço desde o início das atividades em março de 2009. O sexo masculino é maior faixa de gênero atendida, com 83%, enquanto as mulheres representam 17%. A maior faixa etária é de pessoas entre 35 e 55 anos (60%), em seguida entre 18 e 30 anos (18%), até 18 anos (12%) e acima de 55 anos (9%).
Se classificado pelo tipo de drogas, 72% têm problemas com álcool, 25% com tabaco, 22% com maconha, 16% crack, 16% cocaína, 4% outros e 1% não foi informado.

Desafio

Cristine declarou que “o maior desafio é conseguir ter adesão ao tratamento. No caso do álcool, que é uma droga lícita, onde todo mundo pode beber e tem acesso, existe o entendimento de que não precisa se tratar, que está tudo bem. A qualidade de vida e as conseqüências variam de pessoa para pessoa, assim como o tratamento, que é individualizado”. A coordenadora disse ainda que nada é imposto e todo tratamento é traçado junto com o profissional e o paciente de acordo com o que ele está disposto a fazer.

O CAPS-AD possui equipe muldisciplinar com clínico geral, psiquiatra, enfermeira, técnicas de enfermagem, psicologia, terapia ocupacional e assistente social. Oferta atendimentos individuais, grupais e oficinas. O atendimento acontece ‘de portas abertas’, ou seja, não é necessário ter encaminhamentos da Unidade Básica de Saúde ou de outro profissional. O agendamento para o primeiro acolhimento pode ser feito, inclusive por telefone (3252-8856 ou 3278-2723). O horário de funcionamento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

O CAPS-AD funciona na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, 1876, no Centro, próximo a Igreja do Sino e da Cúria Diocesana.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário