terça-feira, 24 de junho de 2014

TOLEDO - Prefeitura anuncia ações para a instalação do Pólo de Produção de Pescado

Nesta terça-feira (24) o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza, anunciou que na quinta-feira (03/07), às 10h, acontecerá uma visita técnica ao distrito de Novo Sarandi para a definição da área para a instalação do Pólo de Produção de Pescado, o primeiro nestes moldes no estado do Paraná. O objetivo é dar condições para a instalação de três frigoríficos com foco no abate e filetagem de tilápia. No período da tarde, será realizada uma reunião para acertar os pontos e, na sexta-feira (04), com a presença das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Administração e Fazenda, acontece um encontro para a análise dos valores a serem pagos pela área e quanto será investido pelo município em infraestrutura no local. A intenção é que até o final de 2015 as unidades estejam processando 50 toneladas/dia de pescado.

Uma das empresas que se instalará na área é a paulista Dellmare, que tem como meta filetar 30 mil quilos de pescado/dia. Segundo José Augusto de Souza, informou que compete o Governo Municipal vai adquirir um espaço e promover as melhorias. “A construção ficará a cargo dos frigoríficos. Além da Dellmare, temos também a Companhia do Peixe e a FrigoFish interessadas em se instalar neste espaço”. As duas últimas já possuem atividades na região, porém a Dellmare optou por implantar o processamento de peixes em Toledo em virtude da qualidade do pescado que já é adquirido no oeste paranaense. “Eles vão absorver a produção de piscicultores não só de Toledo, mas também de Maripá e Nova Santa Rosa. Por isso o interesse na área próxima a Novo Sarandi”, comentou.

Sobre os incentivos aos produtores de tilápia para que ocorra um aumento na produção, José Augusto afirmou que ainda não é o momento. “Nossos produtores estão trabalhando com freio e ainda assim temos um excedente de aproximadamente 10 toneladas/dia”. Segundo o secretário, atualmente os piscicultores de Toledo tem capacidade, com a atual estrutura, de dobrar a produção que atualmente é de 10 toneladas/dia. “Sem termos uma certeza de que haverá a absorção desta produção pelo mercado não podemos nos adiantar”. Em 2013, segundo a Lei que foi aprovada pela Camara de Vereadores, é necessário que haja o contrato com uma empresa compradora para que o produtor receba incentivos relacionados à piscicultura.

A instalação de novos pólos de produção vem ao encontro da política de desenvolvimento econômico promovida pelo Governo Municipal. “Estamos felizes por despertar o interesse de empresários que querem investir. Toledo está se preparando para recebê-los”, comentou o prefeito Beto Lunitti. Segundo o gestor municipal, a Dellmare tem mantido muitos contatos com os representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e, segundo a previsão, assim que for liberada a área a empresa já deve iniciar a construção da estrutura física em Toledo. “Estamos felizes porque serão gerados empregos, dando mais condição para as famílias que residem em Novo Sarandi”. Beto também lembrou que dentro deste processo já estão sendo construídas 70 casas populares no distrito. “Isto tudo faz parte de um planejamento do Governo Municipal que projeta um município para o futuro”, concluiu.

A previsão é que a primeira das indústrias do local deve estar operando até o mês de abril de 2015. Segundo José Augusto de Souza as empresas deverão iniciar os trabalhos processando em ritmo de treinamento. “Aos poucos vão aumentando a produção. Alguns produtores já estão ampliando a sua piscicultura e nós temos que cuidar para que não haja uma grande oferta, frustrando o preço do pescado e desagradando os próprios produtores”.

Dados da piscicultura em Toledo

130 produtores de peixe;
Mais de 142 hectares, variando 2.800 a 278.000 metros quadrados de lâmina d’água ativa;
Mais de 4.150 toneladas de produção de tilápia/ano;
Nove alevinocultores;
Sete plantas frigoríficas de processamento do pescado.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário