terça-feira, 24 de junho de 2014

TOLEDO - Empresários e profissionais liberais aprovam ampliação do EstaR

Por quatorze votos favoráveis e três contrários, os empresários e profissionais liberais das proximidades do Centro Cívico de Toledo optaram pela instalação do Estacionamento Regulamentado (EstaR) próximo ao Centro Cívico. A decisão aconteceu durante encontro promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) nesta terça-feira (24). Na nova região estão instalados o Paço Municipal Alcides Donin, a Câmara Municipal de Vereadores, o Fórum e também a Promotoria de Justiça. Além destas estruturas, a área também abriga empresas serão beneficiadas pelo quadrilátero formado entre as Ruas Rui Barbosa, General Estilac Leal, Santos Dumont e Haroldo Hamilton. Já havia sido solicitada, pelos comerciantes, a inclusão da Rua Santos Dumont, no trecho entre as Ruas Nossa Senhora de Fátima e a Piratini, no EstaR. O início da fiscalização nas novas áreas ainda não foi definido.

Para que haja um controle efetivo do Estacionamento Regulamentado nestas regiões, bem como na área já atendida, no dia dois de julho acontece a licitação para a locação de equipamentos eletrônicos – palm top’s – onde serão instalados o software para auxiliar no gerenciamento do sistema de vagas rotativas. “O objetivo é melhorar a utilização das vagas, ampliando o controle da rotatividade, bem como dar mais agilidade as ações dos agentes de trânsito do município na fiscalização”, comentou o diretor de Trânsito e Rodoviário Fabiano Faria.

Segundo ele, caberá a empresa o fornecimento de equipamentos e impressoras térmicas que servirão para emissão de guias do EstaR e de notificações. O sistema também deverá organizar toda a gestão do Deptrans. “Precisamos avançar para que a população tenha uma resposta em relação às vagas”. Fabiano ainda lembrou que no início de 2013, a SMST realizou uma análise sobre a situação do EstaR e a partir disso elaborou um plano de melhoramento. “Avaliando novas tecnologias, chegamos à conclusão de que o controle eletrônico era a solução para o problema”, completou o secretário interino de Segurança e Trânsito João Luís Raimundo Nogueira.

O empresário Danilo Gass, que atualmente é vice-presidente da ACIT, afirmou que o estacionamento rotativo é fundamental para o crescimento do município. “Estamos falando da situação das nossas empresas e comércios que precisam das vagas para os clientes. Temos os problemas com os carros que estacionam e permanecem no mesmo local durante todo o dia. Já nos foi apresentado, em outra ocasião, este novo sistema e, junto com a Prefeitura, entendemos que esta é uma forma de avançarmos”, frisou.

A preocupação com as vagas no entorno destas ruas surgiu em virtude das mudanças que foram realizadas no trânsito toledano. A reurbanização foi discutida em aproximadamente 20 reuniões com os diversos grupos de serviços e entidades representantes da sociedade organizada. Durante o encontro desta terça-feira, o prefeito Beto Lunitti lembrou que as mudanças ocorreram após um estudo que apontou que mais de 40% dos acidentes de trânsito registrados no município ocorriam no quadrilátero formado pelas Ruas Piratini, São João e Santos Dumont e Avenida Parigot de Souza. “Em relação ao primeiro quadrimestre de 2013, tivemos 60 acidentes a menos neste mesmo período de 2014. Sinistros que poderiam resultar em morte ou pessoas com sequelas. Isso já valeu o nosso esforço”, afirmou Beto.

Segundo o advogado Valter Scarpin, a necessidade das mudanças era visível. “Precisamos pensar soluções já que logo teremos o novo Fórum concluído e isso representa mais veículos circulando na região e precisando estacionar”, comentou. Também participaram do encontro o presidente da ACIT, Luiz Eduardo Guaraná, o presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Remonti, e o secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo.

Funcionamento do EstaR

Atualmente o EstaR funciona na região central do município e as guias custas R$ 0,40 para meia hora e R$ 0,80 para uma hora. Os usuários das vagas têm uma tolerância de 15 minutos para que seja iniciada a cobrança. Com o sistema digitalizado, poderemos conferir como está a rotatividade destas vagas. “Se a pessoa estacionar seu carro começa contar o horário com os 15 minutos de tolerância. A partir de então, os agentes serão comunicados, pelo sistema, do vencimento dos horários, caso não seja regularizado, a emissão da notificação é automática”, explicou Fabiano.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário