terça-feira, 10 de março de 2015

RÁDIO MARINGÁ AO VIVO: Toledo iniciou nesta terça-feira o 2°Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti de 2015

Nesta terça-feira (9) a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias de Toledo iniciou o 2° Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) do ano. O levantamento feito de forma amostral será realizado em todos os bairros do município, com vistorias em cerca de 1.300 imóveis. O Ministério da Saúde (MS) preconiza que o percentual de infestação seja de até 1%.

A ação segue até a sexta-feira (13) e tem por objetivo mapear os focos de infestação para planejar medidas específicas de combate. Com 61 notificações e 15 casos confirmados no município, a Prefeitura já atua com ações de bloqueio mecânico e bloqueio químico na região dos bairros em que foram registrados casos da doença.

Segundo o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, além das ações dos agentes é necessária a colaboração da população. “Estamos tendo muitas chuvas e calor, clima propício para proliferação do Aedes aegypti, que também transmite a chikungunya. Estamos trabalhando incessantemente no combate a doença, mas é necessário que a população colabore limpando os terrenos ao menos uma vez por semana”.

Pereira destacou que após o resultado do LIRAa a Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias deverá retomar os mutirões de limpeza. “Vamos intensificar ainda mais as ações para garantir que Toledo não registre novos casos de Dengue”

Histórico

Dos casos já confirmados, um foi notificado no Jardim Independência, um no centro, um no Jardim Panorama, quatro no Jardim Europa, um no Jardim Maracanã e sete no Jardim Concórdia. “Orientamos a população desses bairros e de todos os outros também, para que redobrem os cuidados nesse período do ano. Temos previsão de chuva e calor excessivo, que são as condições ideais para o mosquito se desenvolver”, comentou Taylon.

O coordenado também frisou que, no caso de identificar os sintomas, deve-se procurar uma unidade de saúde e fazer os exames laboratoriais o mais rápido possível.
WWW.RADIOMARINGA.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário