terça-feira, 10 de março de 2015

RÁDIO MARINGÁ AO VIVO - Toledo recebe comitiva de Minas Gerais para apresentar o Programa Cultivando Água Boa

Na manhã desta terça-feira (10), a Prefeitura de Toledo, junto à equipe do programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional, recebeu uma comitiva formada pelos membros do governo estadual de Minas Gerais, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), da Companhia Elétrica de Minas Gerais (CEMIG). A visita teve por objetivo fazer uma comparação com os órgãos do Oeste do Paraná e conhecer pessoalmente o projeto da Itaipu para implantá-lo no estado mineiro. O encontro aconteceu no Centro das Artes e Esportes Unificados (CEU).

De acordo com o Superintendente do Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Jair Kotz, os níveis de pluviosidade no Brasil estão mudando, e as ações de sustentabilidade do oeste paranaense começam a ser referências para outros estados. “Temos uma experiência de conservação de solo, água, recuperação de nascentes e programas de sustentabilidade, como o Cultivando Água Boa. Com isso, estamos nos tornando referência para outras localidades, como o estado de Minas Gerais, onde o governador Fernando Pimentel anunciará a implantação do programa ainda este mês” relatou Jair.

Para o prefeito Beto Lunitti, o projeto da Itaipu tem uma grande importância para o município toledano. “A usina de Itaipu, com o Programa Cultivando Água Boa, cresceu sempre interferindo positivamente no desenvolvimento dos municípios. Aqui em Toledo há o programa de Conservação de Estradas, Programa Nacional de Plantas Medicinais e entre outros, que estão disponíveis para os municípios”, declarou Beto.

Na ocasião, o prefeito também elogiou o projeto, com um resgate histórico da cidade. “Nosso forte modelo agrário, a economia de pequena propriedade, nossa forte industrialização e pólo universitário fez com que criássemos uma relação vigorosa com a Itaipu. Esta empresa é mais que uma produtora de energia, ela é uma produtora de vida, de ações transformadoras que, através de seus programas, buscam desenvolver melhor os municípios” concluiu.

Projeto Cultivando Água Boa
O Cultivando Água Boa é uma iniciativa socioambiental concebida a partir da mudança na missão institucional da Itaipu Binacional, promovida em 2003. O programa parte do reconhecimento da água como recurso universal e, portanto, um bem pertencente a todos.
Trata-se de uma estratégia local para o enfrentamento de uma das mais graves crises com as quais a humanidade já se defrontou: as mudanças climáticas, que põem em risco a sobrevivência humana e estão diretamente relacionadas com a água e seus usos múltiplos (a produção de alimentos e de energia, o abastecimento público, o lazer e o turismo). 
Para prevenir essas alterações no clima, o programa estabelece uma verdadeira rede de proteção dos recursos da Bacia Hidrográfica do Paraná 3, localizada no oeste do Paraná, na confluência dos rios Paraná e Iguaçu. 
Atualmente, são desenvolvidos 20 programas e 65 ações fundamentadas nos principaisdocumentos planetários, emanados dos mais importantes fóruns de debates a respeito da problemática socioambiental. As ações vão desde a recuperação de microbacias e a proteção das matas ciliares e da biodiversidade, até a disseminação de valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos dentro da concepção da ética do cuidado e do respeito com o meio ambiente. (Fonte: www.cultivandoaguaboa.com.br)
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário