quarta-feira, 7 de maio de 2014

Governo Municipal anuncia construção de Planetário em Toledo

Durante a abertura da Exposição de Artes ‘Criaturas’, do artista plástico toledano Neimar Proença Oliveira, o prefeito Beto Lunitti anunciou, na terça-feira (06) que Toledo irá ganhar um novo espaço voltado à educação. A Usina do Conhecimento, inaugurada pelo Governo do Estado do Paraná em 1999 com o propósito de oferecer cursos e treinamentos nas áreas de cultura, arte, ciência, tecnologia, informação e comunicação, será transformada em um Planetário.

A ideia surgiu após o município incorporar novamente a área ao seu patrimônio. Segundo informações do Departamento de Patrimônio e Serviços Gerais, não era possível fazer nenhuma reforma no espaço, pois o domínio não era da Administração Municipal. Como a escritura, que confirma a retroação da área, determina que o local deva ser usado para fins educativos, a proposta começou a ser analisada pela Prefeitura. “Vamos fazer da Usina do Conhecimento um espaço para que os toledanos, do que tem a menor idade ao mais idoso, possam vir até aqui e observar o que está além do que os olhos alcançam”.

Beto ainda falou que o anúncio estava sendo guardado para outro momento, mas diante de tantas pessoas que valorizam a cultura e a educação presentes na abertura da Exposição Criaturas entendeu que aquela era a melhor ocasião. “Vejo nos olhos de todos aqui que o saber, a cultura, o conhecimento é algo explícito. Acredito que não teríamos oportunidade melhor”, salientou.

A secretária da Educação de Toledo, Tania Elisete de Grandi, frisou que a conquista de um Planetário é um sonho que, com o anúncio, começa a se concretizar. Tania acrescentou que já foram iniciados estudos e que o planejamento – projeto, levantamento de custos e outras demandas – devem ser concluídos ainda em 2014. “É uma obra grande e complexa. A intenção é que tenhamos até o final deste ano um projeto e as obras se iniciem em 2015. A meta é termos o local funcionando em 2016 e estamos trabalhando para isso”.

Conforme levantamentos realizados pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), com base em uma estrutura semelhante a que deverá ser edificada em Toledo localizada em Foz do Iguaçu, o custo da obra ficará por volta dos R$ 2,8 milhões. “São projeções e tudo faz parte de uma política de governo, que utilizará recursos do nosso município, em uma estrutura que servirá para que os alunos da rede municipal tenham acesso à observação dos astros. É algo fantástico se pensarmos na quantidade de conhecimento que estas crianças irão absorver”, comentou.  

No Paraná existem apenas quatro planetários. Eles estão localizados nos municípios de Curitiba, Araucária, Londrina e Foz do Iguaçu. “Colocaremos Toledo no circuito da educação paranaense”. Tania ainda lembrou que acadêmicos e estudantes do ensino fundamental – sexto ao nono ano – e médio também serão beneficiados.

O que é um planetário

Um planetário pode ser definido como uma sala redonda com o teto em forma de cúpula hemisférica. Nessa cúpula, através de um projetor de planetário, projeta-se a configuração do céu: a posição das estrelas, do Sol, da Lua, dos planetas e dos outros objetos astronômicos. A sala pode ser uma espécie de auditório contendo poltronas para os expectadores das sessões de planetário.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário