quarta-feira, 14 de maio de 2014

TOLEDO: SMED e Unioeste realiza projeto para crianças com altas habilidades/superdotação

Na terça-feira (14) a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizaram reunião de abertura do “Filosofia para Crianças”, projeto que vai atender estudantes dos quintos anos de Escolas da rede municipal identificados com possibilidades em altas habilidades/superdotação (AH/S). Esta parceria foi firmada em agosto de 2011, sendo retomada em 13 de maio de 2014. Do encontro participaram pais de alunos, professores e representantes da SMED e Unioeste.

A SMED identificou 95 crianças aptas a participar do projeto. O diagnóstico ocorre por meio de professores psicopedagogos nas 36 escolas da rede municipal com o auxílio da equipe multidisciplinar do Núcleo de Estudos e Atendimento a Diversidade e Inclusão (NEADI). Uma vez por semana, no contraturno escolar, elas terão atividades com o intuito de desenvolvimento do pensamento cuidadoso, crítico, reflexivo, criativo e ético do pensar.

Após, os estudantes são matriculadas no Atendimento Educacional Especializado (AEE), oportunizado nas Salas de Recursos Multifuncional das escolas municipais conforme sua habilidade acadêmica e intelectiva. “O enriquecimento curricular é oferecido na sala comum, na perspectiva da inclusão escolar, e as demais áreas, como psicomotora e artes, em instituições culturais e desportivas”, comentou a coordenadora do Projeto Altas Habilidades da Secretaria Municipal da Educação, Selete Maria Schäfer Schmidt.

Segundo a coordenadora, desde 2011, ano a ano, houve um crescimento do número de identificações deste tipo de situação. “Houve uma formação para que os professores das escolas municipais pudessem atender esta demanda, por isso tivemos um aumento nos casos”, explicou. 

A psicopedagoga ainda lembrou que para propiciar um ambiente enriquecedor e estimulante é essencial a identificação de qual a superdotação ou alta habilidade possui o aluno e a proposição de ações de acordo com a sua necessidade específica de aprendizagem. “A intervenção pedagógica específica para o atendimento aos alunos com AH/S deve oportunizar a manifestação da criatividade e originalidade dosmesmos, utilizando técnicas que cooperam com a elaboração de trabalho na área de interesse, e atividades usadas para transformar os ambientes tornando-os mais adequados ao aprendizado”, complementou.

O evento contou com a presença da secretária de Educação de Toledo, Tania Elisete de Grandi, e a coordenadora do curso de Filosofia da Unioeste, Ester Maria Dreher. Ambas ressaltaram a importância do desenvolvimento do projeto. “Este projeto é muito importante para o atendermos todo o público que temos em nossas escolas. Algumas crianças tem características diferenciadas e existe uma preocupação da SMED em oferecer ações que venham ao encontro destas habilidades”, finalizou.
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