quinta-feira, 22 de maio de 2014

TOLEDO: Secretaria de Saúde confirma mais um caso de dengue e intensifica ações de controle a Dengue

Nesta quinta-feira (22) a Secretaria de Saúde do município confirmou mais um caso autóctone de dengue, desta vez no Jardim La Salle. Toledo agora totaliza quinze casos sendo oito autóctones e sete importados. A Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias agirá com todas as ações preventivas – bloqueios químicos e mecânico – para evitar a proliferação de novos casos.

Segundo o Coordenador de Controle à Dengue de Toledo, Genair Luis Grunevald, o município tem tomado ações preventivas para impedir o aumento dos números de pessoas infectadas. “As cidades a nossa volta passam por surtos, e Toledo acaba sendo atingido também. Estamos pegando pesado no combate ao Aedes Aegypt”, contou.

Genair ainda informou que nas localidades onde foram confirmados casos da doença os agentes de combate às endemias estão realizando uma força tarefa para que não haja a proliferação do mosquito. “Foram feitos os bloqueios químico, que consiste na aplicação de inseticida com bomba costal, e mecânico, onde são feitas vistorias nas casas buscando possíveis focos do mosquito Aedes Aegypt”. Em Vila Nova acontece até sábado (24) a panfletagem para realização de um novo mutirão da dengue na segunda-feira (26).

Cuidados

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença, explicou Genair. “Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros”.

O coordenador lembrou que onde são encontradas as larvas é feita a eliminação dos criadouros, seja com a destruição dos recipientes ou com a aplicação de larvicida. Além do trabalho dos agentes, a principal ferramenta para coibir uma epidemia e a conscientização. “É necessário que toda a população entenda que a doença é grave e a principal forma de evitar o problema é mantendo os quintais e as casas livres de água parada”.

Casos de dengue em Toledo

Jardim La Salle – 1 caso autóctone

Linha São Paulo – 1 caso autóctone

Distrito de Vila Nova – 3 casos autóctones

Jardim Panorama II – 1 caso autóctone

Jardim Kromann – 1 caso autóctone

Jardim São Francisco – 1 caso autóctone

Jardim Tocantins – 1 casos importados

Jardim Pancera – 2 casos importados

Jardim Planalto – 1 caso importado

Jardim Tancredo Neves – 2 casos importados

Linha Acaraí – 1 caso importado
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário