quarta-feira, 14 de maio de 2014

Toledo promove Campanha em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – celebrado no Dia 18 de Maio - a Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS), juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Toledo (CMDCA) promove uma Campanha de conscientização no município. A abertura oficial das ações será realizada na sexta-feira (16) às 8h30 no Centro Cultural Hélio Niederauer.

Na ocasião haverá palestras das professoras doutoras, Luciana Oliveira e Maria Isabel Batista, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). As profissionais abordarão o tema ‘Concepções e contexto atual da violência contra as crianças e adolescentes’. Segundo a presidente do CMDCA, Rejane Linck Neumann, após a palestra os participantes terão um momento de debate. “Isso é fundamental, pois as pessoas precisam se inteirar e discutir, de fato, essa questão”. Durante o evento de abertura será apresentado ainda, as atividades relacionadas à Campanha.

O intuito é sensibilizar e alertar a sociedade toledana sobre a gravidade da violência sexual contra os jovens informou a secretária da pasta, Ineiva Kreutz Louzada. “No Brasil a violência sexual é o segundo principal tipo de violência sofrida pelas crianças e adolescentes. e precisamos de uma conscientização da população, para que esses casos sejam denunciados e evitados”. Por meio do acesso a informação os pais e a sociedade como um todo, podem ficar mais atentos as mudanças comportamentais de crianças e adolescentes, que possam indicar o abuso.

Toledo participa da Campanha, assim como os demais municípios nacionais, tendo em vista a proteção das crianças e adolescentes. “Essa é uma campanha nacional que acontece em todos os municípios, tendo como base a Lei N° 9.970/2000”, explicou Ineiva ao lembrar que em Toledo, por meio da ação intersetorial de diversas secretarias serão programadas atividades durante todo o ano.

Cronograma de ações
Dentro do cronograma das atividades internas referentes à Campanha do Dia 18 de maio em Toledo está prevista ação no Projovem Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) I, na quarta-feira (21), assim como no dia 05 de junho no Projovem CRAS II durante todo o dia. No dia 02 de junho é a vez do Projovem CRAS IV receber as atividades. E no dia 03 de junho, o Projovem CRAS III. No dia 06 de junho as ações estão programadas para acontecer no Projeto Florir Toledo. O Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (NACA) também participa da programação com atividades no dia 12 de junho. Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estão previstas panfletagem e painel interativo no dia 04 de junho. No dia 03 de junho ações devem acontecer no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) I durante todo o dia, e no dia 04 de junho pela manhã. Ainda no mês de maio, a Unidade Social deverá programar ações.  Além disso, será realizada discussão sobre o tema na rede socioassistencial.

Dentro da proposta de intersetorialidade para melhor adesão e resultado da Campanha está a mobilização no mês de junho com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), que deverá atingir 103 profissionais que distribuirão material informativo ao público. A Secretaria Municipal de Educação também é parceira da Campanha com a realização da palestra ministrada pela Equipe do CREAS II e discussão sobre o tema com a participação dos coordenadores e diretores, bem como a distribuição de 11 mil panfletos da Campanha para os alunos do pré ao 5º ano das escolas municipais de Toledo. Outra ação prevista é a panfletagem no mês de junho em pontos definidos pela Comissão com a participação dos adolescentes do Programa Projovem Adolescente e Programa Florir Toledo. Por meio de uma parceria a SANEPAR a partir do mês de junho emitirá na fatura de água a mensagem de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação deve atingir toda a população de Toledo.

Cenário toledano
Em Toledo o acompanhamento dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Atualmente cerca de 50 casos, notificados entre o início de 2013 até o momento de 2014, estão em acompanhamento no município. Segundo a secretária da pasta, Ineiva Kreutz Louzada, as situações suspeitas devem ser denunciadas ao Conselho Tutelar. “Ou no Disque 100, na Promotoria Infância e Juventude, na Delegacia da Infância e Juventude, na Defensoria Pública e até mesmo em um CREAS”.

18 de Maio
O Dia 18 de maio é uma data importante na defesa da dignidade humana e na garantia dos direitos fundamentais da população jovem brasileira. Trata-se do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma data que tem o objetivo fundamental de conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual contra os jovens cidadãos. Instituída em 200 pelo Governo Federal, a data é uma lembrança à sociedade sobre o caso da menina Araceli Cabrera Sanches. Seqüestrada em 18 de estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba, os quais permaneceram impunes.
Mais www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário