terça-feira, 9 de dezembro de 2014

RÁDIO MARINGÁ - Prefeitura constrói presépio gigante; a obra foi esculpida pelo artista toledano Valdir Turatti e sua equipe

A palavra presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”. Porém, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo. Com o Natal chegando, a Prefeitura de Toledo montou um presépio onde todas as esculturas são construídas com areia. O trabalho está exposto no gramado ao lado o Paço Municipal. Feita com um mineral especial, diferente da areia comum, a obra foi esculpida pelo artista toledano Valdir Turatti e demorou 20 dias para ser finalizada.

Esta é a segunda vez que o artista e sua esposa, Marli Turatti, expõem suas esculturas no município. “A primeira vez foi há quase vinte anos,” afirmou Marli. Geralmente, cada escultura leva cinco dias para ser concluída e o tempo para a o término total da obra depende do número de peças que são escolhidas. “Os blocos de areia são os que mais demoram a ficarem prontos”, disse Valdir.

A obra é importante para a cidade de Toledo, pois muitos cidadãos não têm a oportunidade de viajar para conhecer as esculturas, já que a maioria das exposições deste tipo de arte acontece nas capitais e regiões litorâneas. Turatti é artista há 30 anos e já foi premiado na Europa. O escultor e sua esposa expõem suas artes em salões e também fazem esculturas de animais, participando inclusive de shows rurais demonstrando o seu trabalho.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário