quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

RÁDIO MARINGÁ - Projeto piloto de iluminação pública de led será instalado em Toledo

Com objetivo de oferecer mais qualidade no trânsito toledano e deixar a cidade ainda mais bonita e segurança, o prefeito Beto Lunitti assinou na última quarta-feira (03) o contrato para reestruturação da iluminação pública da Rua Santos Dumont. Com o investimento da Secretaria de Habitação e Urbanismo de R$ 276.866,19 serão instaladas lâmpadas com tecnologia de lâmpadasled, proporcionando a melhoria da iluminação local.

A previsão é de que, ainda em janeiro, as novas luminárias sejam instaladas.

Os trechos em que as lâmpadas serão instaladas serão na Rua Santos Dumont, entre as Ruas Carlos Barbosa e Armando Luis Arossi; Rua Santos Dumont e Dom Pedro II, Rua Raimundo Leonardi, trecho entre as Ruas Santos Dumont e Dom Pedro II; e Rua General Estilac Leal, trecho entre as ruas Santos Dumont e Dom Pedro II.

Segundo o secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Colla Januário, o projeto é piloto e nenhum município do interior do Paraná realizou ação com tecnologia semelhante. “A Santos Dumont (rua), possui um tráfego intenso de veículos e pessoas em horários diferenciados, principalmente à noite. Como não há canteiro central nessa via, foi verificada a necessidade da instalação de um sistema de iluminação diferenciada que vai melhorar muito a situação”.

Além disso, o sistema irá proporcionar economia de energia, já que a potência utilizada para gerar o fluxo luminoso atual é maior do que a que será utilizada com as novas luminárias. Igor ressaltou que o fluxo luminoso poderá ser controlado, já que as luminárias serão equipadas com uma tecnologia que, através de um programa, será gerenciado o fluxo luminoso. “Esperamos poder instalar esse equipamento em outros lugares. Vamos ver como a população irá reagir e como ficará depois de instalado. Esperamos uma grande diferença”, comentou.

Para o prefeito Beto Lunitti, a Rua Santos Dumont é uma das vias mais importantes do município. “A implantação dessa nova tecnologia de iluminação a partir das lâmpadas de led vai qualificar muito a iluminação e valorizar o local”. Segundo ele, Toledo não pode deixar de se oportunizar a aplicação de novas tecnologias. “O que instalaremos é o que o mercado está oferecendo de melhor atualmente. Um produto de alta qualidade e rendimento, além de economia da energia na iluminação pública”, ressaltou.

As luminárias já existentes nos trechos com nova iluminação serão reformadas e reinstaladas em outros locais que necessitem. “As luminárias existentes não são ruins e por isso decidimos reutilizá-las em outros pontos estratégicos que vamos definir após um estudo”, comentou Igor. Outro destaque é que a garantia das luminárias é de seis anos. “Se, dentro de seis anos, as luminárias apresentarem problemas, a própria empresa que forneceu fará a manutenção”.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário