terça-feira, 9 de dezembro de 2014

TOLEDO - Conselho de Administração aprova Política de Investimentos para 2015

Para cumprir a legislação pertinente aos investimentos dos Regimes Próprios da Previdência Social (RPPS), o Conselho de Administração aprovou, na segunda-feira (08), a política de investimentos do Fundo de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (FAPES/TOLEDOPREV) a ser aplicada em 2015. A meta atuarial do FAPES e atingir o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acrescidos mais 6% de rendimentos ao ano. O encontro do Conselho ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura.

Segundo a coordenadora do FAPES/TOLEDOPREV, Roseli Fabris, esta política de investimentos tem como objetivo maximizar a rentabilidade dos seus ativos, buscando constituir reservas suficientes para pagamento dos benefícios de seus participantes, levando em consideração os fatores de risco, segurança, solvência, liquidez e transparência. De acordo com o último relatório, publicado na terça-feira (09), atualmente o município possui um saldo de R$ 129,7 milhões aproximadamente.

A Política de Investimentos do FAPES foi elaborada para permitir que a coordenação do TOLEDOPREV e demais órgãos ligados à gestão dos ativos adotem uma estratégia de alocação de recursos entre os diversos segmentos de aplicação e as respectivas carteiras de investimentos de acordo com o perfil de suas obrigações.  Na definição dos limites a serem adotados pelo FAPES/TOLEDOPREV foram levados em conta os níveis de risco adequados ao perfil do FAPES, a taxa esperada de retorno, buscando sempre aperfeiçoar a relação risco/retorno da consolidação de seus ativos/investimentos, afirmou Roseli.

Os cenários e projeções econômicas para o ano de 2015 exigem que os RPPS, a fim de cumprir com seu objetivo de rentabilidade, atuem de maneira dinâmica aproveitando da melhor maneira as oportunidades existentes no mercado financeiro. Desta forma, a estratégia de investimento e desinvestimento nestes ativos levará em consideração dois aspectos: a expectativa de rentabilidade e o risco associado ao produto. A partir da análise do cenário macroeconômico de curto e médio prazo, da avaliação dos riscos e das possibilidades de retorno, o FAPES efetuará os investimentos ou desinvestimentos dentre as diferentes classes de ativos, concluiu.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário