terça-feira, 9 de dezembro de 2014

RÁDIO MARINGÁ - Prefeitura de Toledo promoveu semana de combate à dengue com fechamento no Dia ‘D’

Toledo, mais uma vez, foi além e realizou não só a ação do Dia ‘D’ de Combate à Dengue no sábado (06), mas uma semana inteira de ações de segunda a sexta-feira (01 a 05). Na ocasião, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias, realizou ações de conscientização em Escolas Municipais e Estaduais, equipamentos públicos e em locais de grande movimentação. O objetivo foi atentar a população sobre a importância do cuidado contra a Dengue e a febre chikungunia, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Segundo o coordenador de Combate às Endemias de Toledo, Taylon Eduardo Pereira, as ações estendidas possibilitaram abranger um público maior. “Visitamos todas as Escolas Municipais e algumas Estaduais, além de Unidades Básicas de Saúde e outros equipamentos públicos, onde realizamos panfletagem, esclarecemos dúvidas e fizemos a orientação sobre os cuidados. Além disso, entregamos jogos educativos para as crianças”, explicou.

Uma barraca na Praça Willy Barth também integrou as ações e promoveu a sensibilização da população por meio da abordagem dos agentes de Combate às Endemias. No Dia ‘D’ as ações se concentraram no centro da cidade. 

“Aproveitamos o grande fluxo de pessoas para desenvolver um trabalho de conscientização mais amplo nesse dia com panfletagem e abordagem nos principais cruzamentos”, afirmou Pereira.

Situação atual
Atualmente Toledo conta 284 casos notificados desde o início do ano, sendo 21 casos confirmados. Destes 16 foram autóctones e 5 importados. “Apesar disso, consideramos nossa situação sob controle, mas buscamos frisar para a população que o combate deve ser diário, independente do número de casos, pois se o número estiver baixo o mérito não é só nosso e sim da população também, que fez sua parte, e se for auto da mesma forma”.

Combate a Dengue
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença, explicou Taylon Eduardo Pereira. “Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros”.

Febre Chikungunia
A Febre Chikungunia é transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue. Os sintomas também são semelhantes. Apesar de não ser tão letal, a Febre Chikungunia pode trazer fortes dores reumáticas nas articulações para toda a vida. Um caso suspeito já foi identificado em Toledo, mas não houve confirmação.
WWW.RADIOMARINGA.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário