quarta-feira, 12 de março de 2014

CAPS-AD comemora cinco anos e marca a data com distribuição de artesanatos confeccionados pelos pacientes



Atualmente, o CAPS-AD atende aproximadamente 350 pacientes, por meio de acompanhamento clínico e terapias, visando à reinserção social dos mesmos.

No último domingo (09), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) comemorou cinco anos de funcionamento em Toledo. Para marcar a ocasião, os pacientes produziram peças de artesanato que foram entregues nas secretarias municipais da Prefeitura de Toledo. Atualmente, o CAPS-AD atende aproximadamente 350 pacientes, por meio de acompanhamento clínico e terapias, visando à reinserção social dos mesmos. Um dos ‘mimos’ foi repassado à secretária de Comunicação Social, Rosselane Giordani.

A coordenadora do CAPS-AD, Cristine Cogo, informou que a unidade atende com ‘portas abertas’, sem a necessidade de encaminhamentos por meio de Unidades de Saúde ou médicos. “Aceitamos as pessoas que vem por livre e espontânea vontade. Além disso, orientamos as famílias que possuem algum membro dependente químico, mesmo que ele não procurou ajudam, através de encontros específicos”. Cristine lembrou ainda que o paciente que tem o apoio da família tem um tratamento mais efetivo.

Sobre os cidadãos que buscam o atendimento, a coordenadora explicou que muitos chegam ao CAPS-AD de forma espontânea enquanto alguns vêm por meio de medidas judiciais. “Muitas vezes estas pessoas cumprem conosco um medida socioeducativa”, comentou. Atualmente o CAPS-AD de Toledo atende possui uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, enfermeiros, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.

Novo endereço

Desde o mês de fevereiro, o CAPS-AD passou a oferecer seus atendimentos na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº1876, próximo à Igreja do Sino. A diretora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Cledinéia Maria Noll, afirmou que o novo local oferece mais comodidade aos pacientes acompanhados pelos profissionais que atendem no local. O telefone para mais informações é o (45) 3278-2723. A coordenadora Cristine Cogo salientou que este número também serve para que necessitar realizar algum agendamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário