quinta-feira, 27 de março de 2014

Governo Municipal realizou o 27° Encontro de Pioneiros e Pioneiras de Toledo

Em comemoração ao Dia dos Pioneiros foi realizado na quinta-feira (27) a 27° edição do já tradicional Encontro de Pioneiros e Pioneiras toledanos.  A data é instituída pela Lei 1804/97 e marca a chegada dos primeiros colonizadores ao município. A programação, que aconteceu no Clube Toledão, contou com culto ecumênico, almoço festivo e matinê dançante.  O evento foi organizado pela Secretaria de Cultura, junto com a coordenação do Museu Histórico Willy Barth e reuniu mais de 700 pessoas.

A edição 2014 do evento homenageou pela primeira vez, uma mulher pioneira. Verginia Drago Ruaro, conhecida como “Dona Verginella” foi à primeira mulher a chegar a Toledo, em 1946, e trabalhou duro durante a colonização. Na ocasião, a filha da pioniera, Lenir Terezinha Ruaro, esteve presente. “Essa valorização é importantíssima, pois a mulher ao lado do homem não só participou da história, como encorajou a seguir em frente na colonização de Toledo”, afirmou ao lembrar a participação da família. “É lindo relembrar tudo o que vivemos e ver hoje como essa cidade cresceu e se tornou importante, sempre preservando a história. A gente fica emocionada de ver, e a mãe diz que carrega Toledo no coração”.   

O objetivo do governo municipal, conforme a secretária de Cultura Geni Fabris é buscar o resgate da memória viva da colonização. “Essa é uma forma de fazer um resgate histórico da memória dos que ainda vivem e que passaram por tantos momentos de dificuldade no período de colonização e construíram as bases da Toledo de hoje”, afirmou ao destacar que muitos não acreditavam que o município teria tanta pujança em tão pouco tempo.

O ex-prefeito Avelino Campagnolo destacou a pujança de Toledo,  construída pelo trabalho dos primeiros moradores. “Toledo é uma das cidades mais lindas do Brasil, com uma economia invejada e um povo maravilhoso. Tudo isso é resultado dos pioneiros que implantaram a idéia de grandeza e do trabalho. Parabéns”, opinião compartilhadas pelos vereadores Walmor Lodi, Lúcio de Marchi, presidente da Câmara, Adriano Remonti e do líder de governo, vereador Ademar Dorfschmidt, que salientou ainda, o orgulho de ser toledano.

Para o vice prefeito, Adelar Pelanka, tudo o que há em Toledo é reflexo de uma construção que se iniciou no passado. “Somos muito gratos pelo trabalho de vocês e esperamos poder comemorar novamente com cada um, no próximo ano”. Quem também esteve presente na cerimônia foi o deputado estadual, Duílio Genari e o deputado estadual, Elton Welter. Segundo Welter, a homenagem especial a uma pioneira foi o grande destaque. “Precisamos lutar pela igualdade de gênero e valorizar a participação feminina na nossa história. Parabéns”.

O reconhecimento ao trabalho e a luta de todos que ajudaram a formar o município foi o que motivou a ação, de acordo com o prefeito Beto Lunitti. “Cada um, de uma forma ou de outra, é pioneiro em algo que faz e hoje é dia de homenagear essas pessoas tão importantes. Eu, enquanto prefeito fico muito contente em poder participar dessa cerimônia e dizer que Toledo é o que é por conta da força do seu povo e daqueles que passaram pela gestão municipal”.

Pionerissima

Conhecida por muitos como “Dona Verginella” era esposa do co-fundador de Toledo, Zulmiro Ruaro, e veio a Toledo para ficar, em 1946, quando este ainda era o acampamento do ‘Pouso Toledo’, em meio à mata virgem.

Os desbravadores precisavam alimentar-se bem para repor diariamente suas forças e agüentar as difíceis condições de trabalho e de vida daquele momento tão especial. Era condição para não desistir da tarefa que lhes havia sido incumbida e não retornar ao sul.

Verginia, logo de sua chegada, ficou muito impressionada com a situação e não teve dúvidas: improvisou e assumiu a “cozinha” do acampamento. Como uma verdadeira heroína, e sendo a única mulher no pedaço, ela garantiu diariamente, durante quase um ano, a alimentação dos 40 primeiros trabalhadores que, no decorrer do processo, chegaram a ser mais de 80. Mais do que uma presença feminina, foi uma ‘providencia’ na época do desbravamento.

Em 1950, Verginia transferiu-se com o esposo para o sudoeste do Paraná. Atualmente reside em Curitiba onde vive ao lado da filha Lenyr. Nascida em 1914, ela completa este ano um centenário de vida bem vivida. Uma merecida homenagem lhe é prestada nesta data que recorda a chegada dos pioneiros da colonização do território que é hoje o município de Toledo.

Pioneiros

Os primeiros moradores chegaram ao município após 38 dias de viajem, vindos da comunidade de São Marcos, no Rio Grande do Sul, em 27 de março de 1946. Para homenagem são considerados pioneiros os que vieram para Toledo de 1946 a 1954 e já trabalhavam na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário