segunda-feira, 31 de março de 2014

Investimentos garantem melhorias crescentes na qualidade dos serviços do Laboratório de Análises Clínicas

O convênio possibilitou não só, mais qualidade e agilidade nos serviços, como também economia dos recursos públicos. Desde o início do convênio a instituição já investiu mais de R$ 1 milhão.


Para melhor atender a população, o governo municipal firmou um convênio com a Universidade Paranaense (Unipar) para a realização dos exames laboratoriais. Em apenas quatro meses o Laboratório de Análises Clínicas já aumentou os atendimentos em 50%, em acompanhamento ao aumento no número de consultas realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. Recentemente a Universidade adquiriu ainda, dois novos equipamentos para agilizar e dar mais qualidade aos serviços. Além disso, com a instalação de equipamentos condicionadores de ar e de poltronas novas, assim como a descentralização dos serviços, foi garantida a comodidade dos usuários. Desde o início do convênio a instituição já investiu mais de R$ 1 milhão.


Em localização estratégica, o Laboratório de Análises Clínicas fica anexo ao Campus II da Unipar, no Centro de Toledo, e realiza os exames que anteriormente eram feitos apenas no Núcleo Integrado de Saúde Jorge Nunes (NIS/Mini Hospital). O trabalho também acontece de forma descentralizada no Mini Hospital e nas Unidade Básica de Saúde do CAIC, do Jardim Europa e do Jardim Coopagro. “Isso é comodidade ao usuário que economiza no deslocamento e ainda tem a facilidade de acessar os resultados no site da Unipar (http://www.unipar.br/), no link Graduação e após, em Exames Laboratoriais”, lembrou o coordenador geral dos Laboratórios de Análises Clínicas da Unipar, Francisco Matumoto.


Entre as novidades do Laboratório está a instalação do equipamento Huma Star 600 para análises bioquímicas, o que segundo Matumoto, possibilita maior agilidade aos serviços. “Com esse equipamento conseguimos realizar 600 testes por hora, além de ser totalmente automatizado”. O setor de hematologia também foi beneficiado pelos investimentos, com o novo equipamento Corador de Lâminas. “O corador ajuda inclusive, na qualidade final da análise, padronizando coloração de todas as laminas hematológicas e facilitando a visualização de qualquer anormalidade do exame”, comentou.


A frente dos Laboratórios da Unipar há 13 anos, Francisco Matumoto ressaltou a seriedade e qualidade dos serviços. “Contamos com equipamentos de última geração e a qualidade dos nossos exames é atestada pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). Também investimos na qualificação profissional, sendo que os sete farmacêuticos que atendem no local receberam treinamento antes de iniciarem os serviços”.


Com o convênio, o governo municipal diminuiu o tempo de análise e disponibilização dos resultados. “Em alguns casos que levavam até 10 dias para ser entregue, hoje é possível executar em até 48 horas”, afirmou a secretária de Saúde, Denise Campos. O convênio possibilitou não só, mais qualidade e agilidade nos serviços, como também economia dos recursos públicos. Atualmente a estrutura realiza cerca 18 mil exames mês, com aproximadamente 800 por dia, dos quais em média 70 são realizados nas unidades descentralizadas.


O Laboratório de Análises Clínicas da Unipar atende a população das 07h às 17h, além dos plantões noturnos e nos fins de semana. As coletas acontecem de segunda a sexta-feira, das 07h às 09h e a partir desse horário é realizado os processamentos. Para melhor atender à população o espaço é aberto para acomodação às 06h15.

Para a dona de casa, Graciela Ruiz Dias, que veio do Distrito de Novo Sarandi para realização de exames, o serviço é satisfatório. “Cheguei e fui rapidamente atendida. Já realizei os exames em outro local e percebi que melhorou bastante e acho importante isso”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário