sexta-feira, 25 de abril de 2014

Encontros e Caminhos do Programa Cultivando Água Boa têm programação definida em Toledo

Na sexta-feira (25) foram decididos os últimos detalhes para a realização do evento ‘Encontros e Caminhos – Expedição Rio Toledo’, do programa Cultivando Água Boa (CAB) da Itaipu Binacional em parceria com a Prefeitura de Toledo. Participaram do encontro representantes das secretarias municipais de Educação, Cultura, Saúde, Juventude, Assistência Social, Meio Ambiente e Comunicação. A secretária de Comunicação Social e coordenadora do evento em Toledo, Rosselane Giordani, reuniu a equipe para acertar os últimos detalhes da programação do evento que inicia no dia 5 de maio e encerra no dia 5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente.


Segundo Rosselane, a reunião teve como objetivo realizar os últimos ajustes, organizar a questão logística das equipes e dos grupos que irão participar. A secretária apresentou na oportunidade a arte do folder que será usado para a divulgação do evento nas escolas participantes e o slogan da Expedição Rio Toledo – Um caminho que vai além do leito do rio. A secretária de Comunicação Social e coordenadora do evento em Toledo, Rosselane Giordani, explica que o objetivo da expedição é realizar um resgate da importância histórica, cultural, social e ambiental do Rio Toledo que deu nome ao município. “O objetivo da Expedição Rio Toledo é justamente esse, resgatar esses aspectos históricos, da memória da cidade, e também das ações ambientais de proteção a esse rio tão importante para a nossa cidade”.


Segundo Rosselane, o projeto “Encontros e Caminhos” será desenvolvidos com atividades de sensibilização por meio de uma abordagem lúdica de entretenimento, utilizando peças teatrais, palestras, oficinas, apresentações culturais, monitoramento da água no rio Toledo, recuperação de nascentes, caminhadas em trilha interpretativas, plantio de mudas, entrega de sementes e/ou folhas secas de plantas medicinais, e roda de conversa, depoimentos de pioneiros, palestras, jantar com comidas típicas. “No desenvolvimento dessas atividades, serão abordados aspectos culturais da nossa região que promovam uma reflexão sobre a temática ambiental de conservação e preservação da biodiversidade do meio urbano e rural, no entorno das margens do rio Toledo”. Ela informa que serão diretamente beneficiados com o projeto estudantes de sete escolas municipais de ensino fundamental, além da comunidade do seu entorno, e também comunidades de aprendizagem dos Integrantes do curso de Formação de Educadores Ambientais (PAP3).


Os 29 municípios que fazem parte da Bacia do Paraná III estarão desenvolvendo atividades durante todo o mês. Em Toledo serão mais de 100 profissionais diretamente envolvidos. Entre eles estão os servidores de diversas Secretarias, como a de Meio Ambiente, Educação, Cultura, Saúde, Juventude, Infraestrutura Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Comunicação Social, Administração, além de gestores de Educação Ambiental, entre outros.


As diversas secretarias realizarão diversas atividades durante todo o mês, como oficinas de fitoterápicos, de grafitagem, de poesia, teatro, trilhas ecológica, soltura de alevinos, plantio de árvores, além de apresentações culturais, entre outras atividades, e tudo será acompanhado e documentado pelo grupo de educomunicadores supervisionados pela Secretaria de Comunicação. Para que a população saiba o que está sendo feito em todo o município haverá um grupo de jovens composto por participantes dos Centros da Juventude e do Florir Toledo, que participarão de oficinas de educomunicação e serão responsáveis pela divulgação de todo o evento. “Essa vai ser uma possibilidade de eles terem uma experiência em comunicação, em diversas linguagens jornalísticas. E ainda poderem experimentar todas as atividades que vão ser desenvolvidas que tem um cunho cultural, de educação ambiental e de sustentabilidade”, contou Rosselane.


A secretária de Cultura, Geni Fabris, afirmou que diversos artistas irão participar da programação. “Nós da Secretaria da Cultura estaremos desenvolvendo diversas atividades, tanto no interior quanto na cidade. Vamos fazer oficinas, apresentações, uma programação bem variada. Estaremos presente do início ao final do evento”, afirmou a secretária de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário