sexta-feira, 11 de abril de 2014

Município de Toledo e Compagas avançam nas discussões sobre o Condomínio de Agroenergia do Lajeado Grande

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, acompanhado do assessor de Captação de Recursos e Relações Institucionais, Luiz Carlos Balcewicz, participaram de um encontro com representantes da Companhia Paranaense de Gás (Compagas). O objetivo da reunião, que aconteceu em Curitiba nesta quinta-feira (10), era tratar assuntos referentes ao Condomínio de Agroenergia do Lajeado Grande, projeto que objetiva reaproveitar a biomassa proveniente de pocilgas e outros tipos de resíduos na produção de biogás.

Com intuito de contribuir para a construção de um Programa Municipal de Energias Renováveis – com ênfase em Biogás – que contemplará o incentivo à Geração e Utilização do Biogás e Biometano, foi constituído um Grupo de Trabalho sobre Energias Renováveis – ênfase em Biogás – de Toledo, o GTER-BIOTOL, no qual, por meio da Portaria nº 549, de 23 de dezembro de 2013, foi a Compagas foi incluída como partícipe. Segundo Balcewicz, ainda são parceiros o Instituto Emater, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e CIBiogás, além das universidades UNIOESTE, PUCPR e UTFPR. “São todos parceiros importantes, mas a Compagas preenche uma demanda dos produtores rurais locais que necessitam conhecer os possíveis valores que receberão como remuneração do biometano, dependendo dos diferentes níveis de participações da Compagas no projeto”, explicou.

A partir do encontro, Toledo avança ainda mais na concretização do projeto, segundo afirmou o prefeito Beto Lunitti. “É natural que todo esse projeto, devido ao tamanho e investimentos necessários, demande tempo e responsabilidade na condução. Trata-se de um sonho conjunto de muitos toledanos e que certamente se tornará uma realidade transformadora e estruturante sob o aspecto ambiental e econômico do município”. Durante o encontro, ficou acertada ainda, a vinda do diretor-presidente da Compagas, Luciano Pizzato, a Toledo no mês de maio. “A intenção é para que possamos evidentemente conversar com a comunidade e principalmente com os produtores que compõem o Condomínio do Lajeado Grande”, finalizou o prefeito.

Previsão de produção de biometano

Segundo informações da Assessoria de Captação de Recursos e Relações Institucionais, o potencial de produção de biometano no território toledano aproxima-se de 100 mil metros cúbicos diários e o projeto do Condomínio de Agroenergia do Lajeado Grande que representa 2,5% do potencial produtivo do município, o que é um indicador do elevado potencial dessa fonte de energia. “É algo onde ganha o meio ambiente, os parceiros e, principalmente, os produtores rurais que terão mais uma fonte de renda”, explicou Balcewicz.

- See more at: http://www.toledo.pr.gov.br/noticia/municipio-de-toledo-e-compagas-avancam-nas-discussoes-sobre-o-condominio-de-agroenergia-do#sthash.eF55DD5N.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário