sexta-feira, 25 de abril de 2014

Prefeitura de Toledo, Cofatol e demais parceiros iniciam ações para construção de Mercado Municipal

A concessão da área, localizada na esquina das Ruas Rui Barbosa e Raimundo Leonardi, ao lado do Terminal Rodoviário Urbano, vai alavancar as ações da Cofatol e proporcionar um ponto para distribuição de alimentos saudáveis.


Um ato realizado na Prefeitura nesta sexta-feira (25) formalizou por meio do Decreto nº 351 a concessão de uma área em favor da Cooperativa de Agricultores Familiares de Toledo (Cofatol), no local será edificado o Mercado Público Municipal. A ação atende a uma das propostas do plano de governo da gestão do prefeito Beto Lunitti e do vice Adelar ‘Pelanka’ Holsbach e vai oferecer uma estrutura adequada para que população tenha acesso a produtos da agricultura familiar, atendendo também as necessidades da Cofatol.


O espaço utilizado pela Cooperativa hoje é cedido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e anteriormente era uma garagem lembrou o presidente da entidade sindical, Delvo Baldin. Segundo informações da Cofatol, em 2009, o montante comercializado chegou a R$ 60 mil. Atualmente, com as negociações com o município de Toledo e estado do Paraná, principalmente de produtos para a merenda escolar, este valor se aproxima dos R$ 2 milhões. “O espaço físico não acompanhou todo este crescimento e cabe ao município ser este vetor que auxiliará esta entidade a se projetar ainda mais no cenário municipal e estadual”, afirmou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza.


A concessão da área, localizada na esquina das Ruas Rui Barbosa e Raimundo Leonardi, ao lado do Terminal Rodoviário Urbano Luiz Grando, vai alavancar as ações da Cofatol. O seu presidente, Elirio Cavaleri, afirmou que agora a diretoria vai iniciar os trabalhos para que o ‘sonho’ saia do papel e agradeceu as entidades presentes. “Temos sido tratados com muito carinho e seriedade pela Prefeitura, por meio de suas Secretarias e também do Gabinete. Começamos com um diálogo meio tímido já há algum tempo com o José Augusto (de Souza, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e eu falava para ele desta meta que tínhamos de constituir este espaço e a necessidade que obtermos uma estrutura mais adequada”.


Cavaleri lembrou que a Cofatol já recebeu do município um veículo e conta com estagiários cedidos pela Prefeitura que auxiliam nos trabalhos burocráticos e agora, além disso, recebe as condições para mais um passo. “Buscamos principalmente a estruturação da cooperativa, com um ponto de distribuição de mercadorias e produtos, e o nosso foco é atender bem o carro chefe das nossas ações que é a merenda escolar, tanto para a rede municipal quanto a estadual, melhorar nosso atendimento de feira, e a partir deste ponto, pensarmos em um mercado popular que é o sonho que aproximou a nossa ideia com o que está previsto no plano de governo desta administração. Esta será a nossa contrapartida, a criação de um Mercado Municipal com produtos com a identidade de Toledo”.


A importância do momento também foi destacada pelo prefeito Beto Lunitti. “Confesso que existem momentos na nossa atuação, não só como prefeito, mas como Governo que justificam nossa passagem por aqui. Esta é uma delas”. Beto falou que o propósito da administração municipal é estabelecer relações firmes com a sociedade e os diversos setores. “Uma das áreas que temos tratado com muito carinho é a Agricultura. Temos incentivado a produção em todas as áreas, como temos feito com a bovinocultura leiteira, onde temos ampliado o atendimento por meio dos condomínios de inseminação artificial, não simplesmente com o intuito de termos mais litros de leite in natura, mas olhando por de trás da montanha, quem sabe um dia industrializando esta matéria prima, produzindo produtos de qualidade e com tecnologia”, salientou.


Beto também lembrou que para que isto aconteça é preciso que se tenha um ponto de partida que é o fortalecimento do setor. “Temos que vislumbrar atividades que contribuam para a geração de renda e que todos ganhem com estas ações. Para isso, é preciso que o Governo constitua políticas entrelaçadas com os diversos setores dentro da administração pública”. O prefeito toledano acrescentou que o Mercado Público Municipal deve, dentro de sua vocação, promover o acesso das pessoas menos favorecidas a alimentos que contribuam para sua segurança alimentar e nutricional. “Esta é uma das propostas do nosso plano de governo, mas não temos a vaidade de nos apoderarmos dela. Neste momento, o Mercado Municipal deixa de ser algo sonhado por esta administração para ser uma realização coletiva, apoiada por parceiros como a Cofatol, os Sindicatos ligados ao meio rural e o Instituto Emater”. Beto ainda pediu que no local sejam praticados preços justos, oferecidos produtos de qualidade e que as pessoas entendam a proposta desta nova estrutura. “Que mantenham as características da nossa gente, do nosso município”, comentou.


O presidente Elírio agradeceu a confiança da Prefeitura e reafirmou o compromisso da Cofatol em dar um retorno a toda a sociedade toledana. “O dia de hoje fica marcado na história deste município porque todos nós somos passageiros, mas esta ação permanecerá. Esperamos ter, nos próximos anos, uma estrutura que trará satisfação para as pessoas. Confie no trabalho da nossa diretoria”, finalizou.


O apoio ao projeto foi assumido pela Câmara Municipal, por meio do seu presidente Adriano Remonti. “Vamos levar este debate para a Câmara e vamos tornar este sonho em realidade juntos. Várias cidades contam com esta estrutura e Toledo, brevemente, terá também o seu”. A representante do Instituto Emater, Claudete Frasson, acrescentou que o órgão irá ser um parceiro da Cofatol. “Ela já demonstrou a sua capacidade e a Prefeitura agora oferece este auxílio importante. Vamos contribuir para o entendimento da vocação deste espaço, sua infraestrutura e como isto vai gerar benefícios para os produtores, atendendo suas expectativas, bem como as da população que vai procurar este espaço. É um avanço e nós parabenizamos a Prefeitura por esta ação”. Para o presidente do Sindicato Rural Patronal, Nelson Paludo, a proposta que tem que ser levada adiante e cada vez cresça mais e possa atender as expectativas de todos os envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário