quarta-feira, 23 de abril de 2014

Secretaria de Educação de Toledo realizou entrega de quadros interativos para escolas municipais do interior

As lousas foram viabilizadas por meio de um convênio com o Governo Federal/ Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

A sala de aula foi o ambiente escolhido para a entrega dos quadros interativos adquiridos pelo governo municipal por meio de convênio com o Governo Federal e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A primeira escola a receber a lousa eletrônica foi a Miguel Dewes, no Distrito de Dez de Maio, na terça-feira (22). No total, seis escolas da rede municipal de ensino, todas localizadas no interior, receberão as lousas, além de uma que ficará na Secretaria Municipal de Educação (SMED) para capacitação dos professores. As demais escolas municipais já estão cadastradas no Convênio.

Segundo a secretária de Educação, Tania de Grandi, essa nova ferramenta irá possibilitar, tanto aos professores quanto aos alunos, uma forma mais interativa de educação e estudo. Os quadros irão possibilitar um trabalho mais efetivo por parte dos professores em relação à aprendizagem das crianças. Tania lembrou ainda, que no mês de maio e junho serão realizadas capacitações para os profissionais da Educação. “Uma servidora da SMED já realizou hoje uma demonstração que foi muito bem recebida pelos professores e alunos e a intenção é que todos os profissionais que atuarão em salas de aula possam passar pela capacitação para essa nova tecnologia a favor da Educação”, afirmou.

“Hoje é um dia especial...” escreveu no quadro interativo o vereador Adriano Remonti, para demonstrar a importância da ação. De acordo com ele, o uso da tecnologia para Educação das crianças é fundamental. “Isso me fez lembrar a época em que eu estudava. Hoje com essa ferramenta vocês poderão apreender muito mais”.

O prefeito Beto Lunitti aproveitou a ocasião para agradecer os investimentos e preocupação do Governo Federal com a Educação. “Assim como a presidente da república também temos uma atenção especial à Educação, e por isso, nosso município sai na frente com a utilização da tecnologia para o ensino, com investimentos também do governo municipal. Dessa forma, em breve teremos lousas digitais em todas as nossas escolas”.

Durante a entrega, crianças do pré, 1°, 2° e 3° ano puderam conferir de perto a nova ferramenta de ensino. Aluno do 1° ano, o pequeno Rafael Luiz Kotz aprovou a novidade. “Achei bem legal e fácil de usar. Vai deixar a aula mais legal”. Opinião compartilhada por Antônia Kaline Poerch, do 2° ano. “Eu também achei muito legal”, afirmou.

Beneficiários

O equipamento trata-se de uma tecnologia desenvolvida especialmente para o Ministério da Educação (MEC) e não depende de uma superfície específica para funcionar. Mesmo assim, Toledo sai mais uma vez na frente por contar com quadros adequados para utilização na maioria das escolas municipais.  A primeira destinação foi realizada para as unidades educacionais do interior, Escola Municipal Tomé de Souza, Escola Municipal Santo Antonio, Escola Municipal Miguel Dewes, Escola Municipal São Pedro, Escola Municipal Nossa Senhora das Graças e Escola Municipal São Dimas.

Segundo a diretora da primeira escola beneficiada, Cristiane Cipriano, a nova ferramenta vai auxiliar e melhorar o dia a dia educacional. “A equipe pedagógica e os alunos ficaram eufóricos com a novidade, pois toda tecnologia é bem vinda na Escola”.

Na Miguel Dewes cerca de 80% dos alunos contam com computador em casa. Dessa forma, a professora da instituição, Neuza Anchal, acredita que o quadro interativo virá ao encontro do que as crianças já vivenciam longe das salas de aula. “Elas já estão conectadas e tem facilidade com a tecnologia, então é inclusive uma forma de nos adaptarmos a realidade delas”, comentou.

Na ocasião o prefeito Beto Lunitti realizou ainda, a entrega do equipamento para a diretora da Escola Municipal Tomé de Souza, Rosana Leandro e para a diretora da Escola Municipal Santo Antônio, Rita Alaide Bonetti.

Presenças

O evento contou ainda com a presença da presidente do Conselho Municipal de Educação, Veralice Moreira, do presidente da Associação de pais, mestres e funcionários (APMF) da Escola Municipal Miguel Dewes, Clovis Kotz, a presidente da Associação de Pais e Mestres (APM), Clair Schneider, além de toda representantes da comunidade escolar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário