terça-feira, 8 de abril de 2014

Florir Toledo inicia oficina de grafitagem para os adolescentes


Durante dois meses, os adolescentes participarão das atividades que abrangem as partes teóricas e práticas da arte do grafite.

O incentivo à aprendizagem e da profissionalização é um dos principais objetivos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) quando se trata dos jovens inseridos nos programas existentes em Toledo. Pautado nesta premissa, na terça-feira (08), o Projeto Florir Toledo iniciou uma oficina de grafitagem, ministrada pelo professor e grafiteiro, Isaac Souza de Jesus. Durante dois meses, os adolescentes participarão das atividades que abrangem as partes teóricas e práticas da arte do grafite.

Segundo o coordenador do Florir Toledo, Oséias Soares dos Santos, o curso de grafitagem faz parte de uma série de oficinas oferecidas pela SMAS, que serão realizadas durante 2014. “Foi uma demanda que os próprios adolescentes solicitaram depois de participar da Expedição do Rio São Francisco e ter o primeiro contato com essa arte junto com os jovens de Cascavel”.

Oséias explicou que, além dessa, serão realizadas oficinas de decoupage em madeira, jardinagem e paisagismo, garçom e fotografia e filmagem. “No primeiro semestre pretendemos fazer as oficinas mais artísticas para promover a interação e fortalecendo os vínculos entre os alunos e depois, os cursos profissionalizantes para possibilitar um futuro a eles”, comentou.

Para o adolescente Pedro Henrique Medes (16), o “Cabelo”, o interesse pela atividade surgiu quando ele e os colegas participaram da Expedição e de outras oficinas. “Aprendemos que grafite não tem nada haver com a pichação. A grafitagem é uma arte onde a gente pode aprender muitas coisas do dia-a-dia e da vida”, afirmou. Diana Caroline Kirch Binsfeld completou afirmando que não participou das outras oficinas, mas que se identifica com esse tipo de atividade. “Sempre gostei de desenhar e aqui a gente pode aprender técnicas e melhorar ainda mais. Quem sabe, levar até para o futuro”.

Conforme o professor e grafiteiro, Isaac Souza de Jesus, a oficina abrange tanto as questões teóricas de desenho como a prática. “Vamos passar diversos exercícios de desenhos, explicar como funcionam as técnicas, as latas de spray, as especificidades e as imagens”. Para os trabalhos no Florir, Isaac ressaltou a questão ambiental. “Essa é uma galera muito boa para se trabalhar, todos muito dedicados. Vamos fazer um trabalho com um chamado para questão ambiental também, destacando o que eles fazem no projeto. Esperamos grandes resultados”, completou.

Cursos Profissionalizantes ACESSUAS

Além das oficinas específicas para o Florir, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS)  está realizando o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS/Trabalho). Nesse programa, dois adolescentes do Florir Toledo estão participando do curso de Mecânico de Motocicletas.

O coordenador do Florir afirmou que já se podem notar resultados bastante positivos. “Esses cursos estão dando uma possibilidade única para eles de se profissionalizar e já encaminhar um futuro. Uma ação de grande relevância proporcionada pela SMAS e pelo governo municipal”. Além deles, mais dois adolescentes do programa Florir Toledo estão na lista de espera para participar dos cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário