quinta-feira, 24 de abril de 2014

Tribunal de Contas reconheceu a legalidade e registrou o Concurso 01/2000 da Prefeitura de Toledo

O problema surgiu em 2008 quando o Ministério Público alegou que a prova de títulos, um dos critérios de pontuação aplicada no concurso, feriu o princípio da isonomia.

Uma dúvida que afligiu 167 servidores da Prefeitura de Toledo durante seis anos terminou nesta quinta-feira (24). Em um encontro no Auditório Acary de Oliveira, a Secretaria de Recursos Humanos (SRH) anunciou que o Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) reconheceu a legalidade e registrou o Concurso Público 01/2000. O problema surgiu em 2008 quando o Ministério Público alegou que a prova de títulos, um dos critérios de pontuação aplicada no concurso, feria o princípio da isonomia.

De acordo com o secretário de Administração, Amauri Linke, que na época em que a Prefeitura foi notificada judicialmente era dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (SerToledo), afirmou que a ameaça de perder o emprego assustou os servidores. “Eram pessoas que já estava no atuando no município há oito anos e infelizmente corriam o risco de perder o trabalho”. Amauri também informou que o SerToledo encampou a luta buscando salvaguardar os servidores.

Todo o processo foi conduzido pelo advogado do SerToledo, Cleverson Ivan Merlo, e a primeira sentença, que deu ganho de causa aos servidores, foi expedida pela juíza Denise Kruger. Entretanto, houve o recurso do Estado do Paraná, o que novamente afligiu a categoria. “Quando pensávamos que estaria tudo resolvido tivemos a notícia de que o Estado havia recorrido da decisão. Coube a nós aguardar e agora recebemos esta notícia que trouxe alívio para pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do município”.

A secretária de Recursos Humanos, Marines Bettega, afirmou que a situação era preocupante já que alguns servidores deste concurso estavam alcançando sua aposentadoria e sem esta decisão favorável eles não poderiam gozar este direito. “Era uma questão que nos preocupava também enquanto responsável pela carreira destes colaboradores neste momento”. O prefeito Beto Lunitti participou do anúncio e agradeceu aos servidores pelo empenho, mesmo diante de uma situação tão difícil. “Não desanimaram e continuaram prestando um bom trabalho à comunidade. Parabéns a todos pela conquista”.

Notícia traz alívio para categoria

“Tínhamos a preocupação constante de que um dia poderíamos ser exonerados”. Com estas palavras o diretor de Licitações Gilberto Schizzi resumiu o sentimento dos 167 servidores. Concursado como assistente em administração, Gilberto lembrou que a situação incomodava já que havia a incerteza, principalmente em relação à carreira. “Chegaria o momento da nossa aposentadoria os entraves poderiam aparecer. Agora estou tranquilo e acredito que os colegas de trabalho aqui da Prefeitura também”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário