sexta-feira, 4 de abril de 2014

Secretaria de Segurança confirma implantação de Programa de Vídeo Monitoramento via fibra ótica

Com a implantação do Programa de Vídeo Monitoramento o município contará com uma nova ferramenta em prol da segurança pública.

O município de Toledo contará a partir deste ano com a implantação do Programa de Video Monitoramento, que contempla a instalação de 20 câmeras inicialmente, com o objetivo de fortalecer a segurança pública no município e auxiliar nos trabalhos de investigação das Polícia Civil. A previsão é que dentro de seis meses os equipamentos estejam em funcionamento. Na quinta-feira (03) os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI/M) de Toledo se reuniram e na oportunidade foi discutida a implantação do programa via fibra ótica.

Segundo o secretário de Segurança e Trânsito Paulo dos Santos os equipamentos representam uma nova ferramenta em prol da segurança pública de Toledo. Paulo informou que o objetivo é que futuramente o município conte com até 100 câmeras de monitoramento nas ruas, por meio da rede de fibra ótica dos programas de Vídeo Monitoramento e Cidades Digitais.   

Conforme o Diretor de Informática da prefeitura Robson Vozniaki o programa de Vídeo Monitoramento aproveitará a instalação de um anel de 37 quilômetros de fibra ótica para acesso à internet, por meio do Programa Cidades Digitais, que interligará 22 órgãos públicos do município, disponibilizando quatro pontos de acesso gratuito à rede sem fio para população. Segundo Robson Vozniaki, paralelamente a isso, serão instaladas câmeras de monitoramento no município. “É um projeto audacioso, porque envolve uma novidade que é a fibra ótica, mas que é excelente pela qualidade e durabilidade”.

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo dos Santos, as câmeras serão uma ferramenta importante para a promoção da segurança pública em Toledo. “Com isso os órgãos de segurança do município, a exemplo da Polícia Civil, poderão realizar as investigações de forma mais precisa, além de oferecermos mais segurança a população e garantir a comprovação e punição de muitos crimes”. Opinião que foi compartilhada pelo representante da 20° Subdivisão Policial (SDP) da Polícia Civil de Toledo, Rodrigo Jones Hech e pelo Comandante do 19° Batalhão da Polícia Militar, Major Leonel José Beserra.

Mudança de sede e doação de equipamentos

Além da discussão sobre o programa de Vídeo Monitoramento, foi abordada a mudança de sede da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) e a doação de equipamentos a Polícia Civil de Toledo por meio da Prefeitura. Segundo o secretário da pasta, a nova sede da SMST, que ficará no Parque Frei Alceu, prevê espaços para uma central de monitoramento e para o GGI/M. “Já liberamos a licitação para construção do prédio onde vamos reservar uma sala para o GGI/M, assim como, para uma central de comunicação, onde os representantes dos órgãos de segurança do município poderão realizar o monitoramento dessas câmeras de segurança, que o programa ampliará”, afirmou.

Ainda durante o encontro, o Departamento de Informática da Prefeitura sinalizou à Polícia Civil que dentro de 30 dias os equipamentos doados deverão ser entregues. “Esse foi um compromisso que o prefeito Beto Lunitti assumiu e que está com licitação marcada para 05 de maio e em breve serão entregues”, afirmou o diretor de Informática. Entre os equipamentos estão notebooks, rastreadores, servidores de dados e aparelhos GPS.

Gabinete de Gestão Integrada Municipal

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI/M) é responsável por propor projetos, medidas e atividades que visem à segurança do cidadão de Toledo, em conformidade com os preceitos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI). Os membros do GGI/M devem discutir problemas da sociedade, com relação à segurança pública, desde o trânsito, até a segurança pessoal de cada cidadão, além de conseguir, por meio do Gabinete, recursos para investimentos no município, para a área de segurança pública.

As reuniões do GGIM/M ocorrem bimestralmente com todo o grupo de integrantes. Mensalmente as autoridades primárias, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Guarda Municipal se reúnem para realizar um balanço da segurança pública no município. O encontro mensal nos possibilitará criar um mapa para tomarmos atitudes preventivas, analisando dados, e proporcionando melhoras, informou o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário