sexta-feira, 4 de abril de 2014

Toledo ganha destaque na Conferência Nacional de Saneamento Básico

Apenas 30% dos municípios brasileiros possuem e já executam o Plano Municipal de Saneamento Básico e Toledo faz parte desse seleto grupo.

O município de Toledo ganhou destaque na 8ª Conferência Nacional de Saneamento Básico, realizada em São Paulo no último dia 2 de abril que reuniu representantes de centenas de municípios. Toledo compõe a parcela de 30% dos municípios brasileiros que já tem em execução o Plano Municipal de Saneamento Básico. O engenheiro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável técnico pelo Aterro Sanitário Municipal, Flávio Augusto Scherer, este presente na Conferência e na oportunidade palestrou sobre a experiência do município.

Na conferência os municípios tiveram a oportunidade de trocar informações e experiências sobre a elaboração, desenvolvimento e execução de propostas para o Plano de Saneamento Básico. Segundo Flávio, Toledo ‘sai na frente’ e se destaca por já ter em vigência o Plano, que contribui para os avanços nas políticas de saneamento básico. “Durante a conferência, apresentamos para os outros representantes, a nossa experiência na elaboração, compartilhando as dificuldades. Estamos bastante evoluídos nessa questão se for comparar com a maioria dos municípios que estava presente”.

Flávio também destacou que Toledo conta com o Conselho Municipal dos Usuários de Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotos Sanitários de Toledo (Comusae) para realizar a fiscalização das ações. “O Conselho auxilia no cumprimento das metas, e ajuda para que tenhamos bons índices”, comentou.

Plano de Saneamento Básico em Toledo

O Plano de Saneamento Básico de Toledo foi elaborado em 2010 e conforme prevê a lei, ele deve ser revisado a cada quatro anos. Em janeiro de 2014 foi reunida uma comissão com representantes das secretarias municipais de Habitação e Urbanismo (SHU), Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Infraestrutura Rural, Meio Ambiente, Planejamento Estratégico, Assessoria de Captação de Recursos e Relações Institucionais e pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, para fazer as atualizações no Plano.

Também participam da comissão o Instituo Ambiental do Paraná (IAP), o Instituto da das Águas, a Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), o Conselho Municipal dos Usuários de Água e Esgoto (COMUSAE) e o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Toledo (CMMA).

De acordo com Flávio, existem diversas mudanças a serem realizadas e por isso a atualização é necessária. “As quatro linhas de trabalho do Plano são o tratamento de água, a rede de esgoto, os resíduos sólidos urbanos e a drenagem urbana. Temos um Plano Municipal Integrado para a questão dos resíduos e há necessidade de alterações na questão da drenagem”. Até o final de 2014 o plano deve ser todo revisto e as novas ações entram em funcionamento. O documento tem validade até 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário