sexta-feira, 11 de abril de 2014

Idosos do Certi da Pioneira encenam Paixão de Cristo em Toledo

Nesta sexta-feira (11), os idosos do Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) da Vila Pioneira realizaram a encenação da Paixão de Cristo. O grupo já estava ensaiando há mais de 15 dias para a apresentação que deu vida a história de Jesus. O evento contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas que foram até o local para assistir ao evento que já é realizado há três anos.

A história foi narrada pelo pastor Edgar Ravache. Além disso, o padre Roberto Nogueira, da Paróquia São Pedro e São Paulo, a secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Ineiva Terezinha Kreutz Louzada e o vice-prefeito Adelar Pelanka também estiveram presentes.

Antes de começar a encenação, o momento contou com a apresentação do coral da Casa de Maria, do grupo de canto da Igreja Evangélica Confissão Luterana Brasil (IECLB) e uma fala dos dois líderes religiosos. A ideia da encenação é promover a confraternização entre os idosos do Certi  e também integrá-los em uma atividade cultural. “Este teatro de hoje é importante pelo fato de todos os personagens serem idosos. Nós tivemos ensaiando com eles essa peça, e é impressionante como eles incorporam o personagem a que foram destinados. Através disso, eles se sentem valorizados na sociedade”, afirmou o pastor Edgar Ravache.

O padre Roberto deixou uma mensagem falando do sentindo da Páscoa, da Semana Santa que está se aproximando. “Eu estou feliz em saber que tem tantas pessoas organizando essa encenação, que estão ensaiando a um bom tempo. Isso é algo que ajuda a fortalecer a auto-estima dos idosos, saber que eles são importantes e tem muita coisa bonita que podem preparar”, afirmou. Segundo Leci Pereira dos Santos, de 70 anos, que era um dos personagens da apresentação, foi muito bom participar da atividade. “Eu participo todo ano. E enquanto estiver viva vou continuar participando. É muito bacana se juntar com os companheiros e ensaiar, é muito bom”.

A encenação ainda foi um momento de reflexão para todos que estavam assistindo, além de ser um momento para se distraírem. “É importante que os idosos participem de todos os tipos de atividade que são oferecidas, seja na área da Cultura, da Educação, da Música, do Esporte”, ressaltou a secretária Ineiva Louzada.

Além dos idosos do Certi assistiram a apresentação populares e familiares dos idosos.
 “Foi muito maravilhosos, deveria ter sempre. É a primeira vez que eu venho assistir, mas foi muito bom”, contou a dona de casa, Eva Maria dos Santos Barbosa.

Próximo evento

Na próxima quarta-feira (16) a apresentação acontece novamente no Centro de Revitalização da Terceira Idade Doutor Ernesto Dallóglio, do Jardim Coopagro. “Será um evento lindo e todos que forem assistir se emocionarão, é um conjunto de vivência com respeito”, afirmou a coordenadora do Certi, Odete Ravache.

Nenhum comentário:

Postar um comentário